terça-feira, 23 de dezembro de 2008

BRAGA

População: 831 368 habitantes
Área: 2673Km2
Concelhos:
>Amares
>Barcelos
>Braga
>Cabeceiras de Basto
>Celorico de Basto
>Esposende
>Fafe
>Guimarães
>Póvoa de Lanhoso
>Terras de Bouro
>Vieira do Minho
>Vila Nova de Famalicão
>Vila Verde
>Vizela
Feriado Municipal da Capital de Distrito: 24 de Junho
Região de Turismo: Verde Minho

http://www.rtvm.pt/

Por montes e vales
Da beleza íngreme das Terras do Bouro e Amares, passando pelo verde intenso de Vieira do Minho ou da Póvoa do Lanhoso, até ao património histórico e da humanidade que é Guimarães, o distrito de Braga ainda tem direito à zona protegida do litoral de Esposende, à imensidão das Terras do Basto, ao galo de Barcelos e à bucólica Vila Nova de Famalicão, de Camilo. Pelo meio junta-se a ruralidade dos lugares recônditos à exuberância da cidade mais jovem do país: Braga.

Verde Minho
Com uma geografia talhada pela Natureza, o distrito é dominado pelas serras Amarela (Peneda), do Gerês e da Cabreira e situa-se entre os distritos do Porto, Viana do Castelo e Vila Real, chegando e tocar em Espanha. Se o rio Cávado atravessa e divide o distrito, é o rio Homem que centra as atenções com a intensidade azul e as belas panorâmicas que proporciona do Gerês.
Entrecortadas pelo verde forte na Primavera e no Verão, e pela aridez ou neve nos picos do Inverno, algumas das cidades proporcionam o acesso a barragens como a da Caniçada e de Vilarinho das Furnas ou a do Erma, em Vieira do Minho.

Sem comentários: